Exame Nacional de Desempenho de Estudantes
- Apresentação:
- Sobre o Enade
- Qual o orgão responsável pela organização do Enade?
- O que é o Enade?
- Qual o objetivo do Enade?
- Quais os instrumentos básicos do Enade?
- O Enade é obrigatório?
- Resultados do Enade
- Enade 2019:
- Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2019?
- Quando será realizado o Enade 2019?
- Qual o horário da prova?
- Quais documentos são necessários apresentar no ato da prova?
- Relação de Estudantes Habilitados:
- Quais os estudantes habilitados ao Enade 2019?
- O que é considerado aluno ingressante e concluinte?
- O estudante habilitado é obrigado a participar do Enade?
- O que ocorre se o estudante concluinte, habilitado ao Enade, não realizar a prova?
- O que é um estudante em situação irregular junto ao Enade?
- O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?
- Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?
- Quais são as Diretrizes das provas?
- Inscrição:
- Saiba tudo sobre sua inscrição
- Provas Anteriores:
- Provas do Enade de anos anteriores
- Justificativa de Ausência:
- Justificativa de Ausência ao Enade 2019
- Conceito Enade:
- Conceito Enade na UFRA
Apresentação
Sobre o Enade
Para entender um pouco mais sobre o Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, vamos falar sobre o Sinaes - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
O Sinaes, criado pela Lei n° 10.861 de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais:
- avaliação das instituições;
- avaliação dos cursos;
- avaliação do desempenho dos estudantes.
Avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.
Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no País.
Qual o órgão responsável pela realização do Enade?
O Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), cuja missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país. Uma das principais ações do Inep é a realização do Enade.
O que é o Enade?
O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Qual o objetivo do Enade?
O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.
Quais os instrumentos básicos do Enade?
- a prova;
- o questionário de impressões dos estudantes sobre a prova;
- o questionário do estudante; e
- o questionário do coordenador(a) do curso.
O Enade é obrigatório?
Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº 10.861/2004, o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular junto ao Enade.
Resultados do Enade
Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria nº 40, de 2007, republicada em 2010. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.
Assim, participar do Enade enquanto estudante provê condições para que se referencie o prestígio acadêmico do seu curso, o qual pode inclusive ser decisivo quando da concorrência a uma vaga no mercado de trabalho.
Reitera-se também que a participação no Enade é condição obrigatória para que o acadêmico possa concluir e receber o diploma devidamente registrado para seu curso de graduação.
Enade 2019
Qual a legislação que regulamenta o Enade 2019?
Portaria Normativa nº 828 de 16 de abril de 2019.
Edital nº 43 de 4 de junho de 2019.
Quais as áreas que serão avaliadas no Enade 2019?
Serão avaliados os cursos que:
- Conferem diploma de bacharel em: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.
- Conferem diploma de tecnólogo em: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Segurança no Trabalho.
Relação de Alunos Habilitados
Quais os estudantes habilitados ao Enade 2019?
Estão habilitados para o Enade, todos os estudantes de graduação de primeiro ano (ingressantes) e de último ano (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo Enade, no entanto para o Enade 2019 somente os concluintes realizarão a prova.
O que é considerado aluno ingressante e concluinte?
Conforme art. 6º da Portaria Normativa nº 828, de 16 de abril de 2019, considera-se como:
- alunos ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2019, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019.
- alunos concluintes dos cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2020 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019.
- alunos concluintes dos cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o último dia do período de retificação das inscrições do Enade 2019.
O estudante habilitado ao Enade é obrigado a participar do Exame?
Sim. A participação do estudante habilitado ao ENADE é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela IES.
O que ocorre se o estudante concluinte, habilitado ao Enade, não realizar a prova?
O estudante concluinte habilitado ao Enade 2019, que não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Enade, haja vista não ter concluído o respectivo curso de graduação (o Enade é componente curricular obrigatório).
O que é um estudante em situação irregular junto ao Enade?
São considerados irregulares todos os estudantes habilitados ao Enade de anos anteriores que não tenham sido inscritos, ou tenham sido inscritos mas não realizaram o Exame ou não cumpriram as obrigações previstas nos referidos editais da edição participante.
O Questionário do Estudante é de participação obrigatória?
Sim, nos termos do Art. 10 da Portaria Normativa nº 828, de 16 de abril de 2019. A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante.
Como o estudante pode acessar o Boletim de Desempenho?
O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova.
O estudante deverá acessar seu Boletim de Desempenho, disponível em http://portal.inep.gov.br – Educação Superior – Enade – Boletim de Desempenho.
Observe no site as orientações para Gerar Senha e preencha as informações solicitadas.
Quais são as Diretrizes das provas?
Os conteúdos curriculares (formação geral e específico) foram publicados em 03 de junho de 2019. Estão disponíveis para consulta no portal (link inep).
(Link para relação de alunos habilitados - concluintes)
Inscrição
Saiba tudo sobre a sua inscrição
Com a publicação do Edital nº 43 de 4 de junho de 2019, foram abertos os prazos de enquadramento e inscrição.
A responsabilidade pela inscrição é da Instituição de Educação Superior (IES), conforme art. 7º da Portaria Normativa MEC nº 828, de 16 de abril de 2019, bem como, o estudante concluinte habilitado também terá participação neste processo, realizando seu cadastro no sistema Enade/Inep.
É nesse cadastro que o participante receberá a senha com a qual fará todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao questionário do estudante e a conferência de seu resultado individual. O e-mail e telefone cadastrados também serão utilizados pelo Inep para o envio de informações referentes ao exame.
Posteriormente, os coordenadores de cursos irão orientá-los a respeito do preenchimento do questionário do estudante. Essa etapa deverá, obrigatoriamente, ser realizada por todos os alunos que participarão do Enade. Não será possível respondê-lo após aplicação do Exame.
Confira as instruções (link para o arquivo pdf) para auxiliar o seu primeiro acesso.
Alunos, atentem-se aos informativos descritos abaixo:
Ação | Período |
Cadastro de informações pessoais dos Estudantes Concluintes Habilitados | De 01 de julho a 21 de novembro de 2019 |
Solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes Concluintes | De 02 a 13 de setembro de 2019 |
Resultado da solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes Concluintes | A partir do dia 19 de setembro de 2019 |
Recurso da solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes Concluintes | De 23 a 27 de setembro de 2019 |
Resultado do recurso da solicitação de Atendimento Especializado, Específico e/ou pelo nome social dos Estudantes Concluintes | A partir de 01 de outubro de 2019 |
Preenchimento do Questionário do Estudante | De 02 de setembro a 21 de novembro de 2019 |
Indicação do curso pelo Estudante Concluinte de mais de uma inscrição | De 03 de setembro a 01 de outubro de 2019 |
Solicitação de Dispensa de Prova por iniciativa do Estudante | De 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2020 |
Interposição de Recurso diante das solicitações de Dispensa por iniciativa do Estudante, indeferidas pela IES | De 11 a 21 de fevereiro de 2020 |
Provas Anteriores
Provas do ENADE de anos anteriores
Estão disponíveis a prova, o gabarito e o padrão de resposta esperada. Portanto, é uma importante ferramenta na orientação aos alunos que realizarão a prova do ENADE.
No link abaixo você terá acesso a todas as provas realizadas nos anos anteriores.
(site INEP - ver)
Justificativa de Ausência
Justificativa de Ausência ao Enade 2019
A regularização do estudante por meio de Dispensa de Prova, ocorrerá por iniciativa do estudante ou da IES, a depender da natureza do motivo, no período de 02/01/20 à 05/02/20 previsto no Edital, exclusivamente por meio do Sistema Enade. As IES não poderão apresentar solicitações de dispensa decorrentes dos motivos de ausência.
Caberá exclusivamente ao estudante em situação irregular apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.
As solicitações de dispensa deverão conter, obrigatoriamente, cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, que comprove o motivo da ausência em seu local de aplicação do Enade 2019.
Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados, exclusivamente em formato PDF, com tamanho máximo de 2 MB, e inseridos no Sistema Enade, quando do registro da solicitação de dispensa. Os estudantes e as IES são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas.
Será permitido o registro de somente uma solicitação de dispensa de prova por código de inscrição. Os critérios para o deferimento das solicitações de dispensa estão disponíveis no Anexo III do Edital. Não serão consideradas solicitações de dispensa apresentadas fora do Sistema Enade e/ou do período previsto. Do mesmo modo, não serão aceitas solicitações de dispensa que descumprirem o estabelecido no Edital.
Conceito Enade
Conceito Enade na UFRA
O conceito obtido pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é aplicado trienalmente pelo INEP/MEC nas áreas avaliadas. O cálculo do conceito considera apenas o desempenho dos estudantes concluintes na prova de formação geral e componente específico. Consiste na média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes na formação geral.
Saiba mais em:
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC)
Perguntas frequentes
http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-censo-da-educacao-superior/perguntas-frequentes
ENADE 2019
EDITAL Nº 43, DE 4 DE JUNHO DE 2019 - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES (ENADE) 2019
Encontre aqui informações sobre o Enade, incluindo informações sobre como funciona o Exame, inscrições e resultados.
COD CURSO | CURSO | CAMPUS |
14557 | AGRONOMIA | Belém |
1180610 | ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | Belém |
14558 | ENGENHARIA FLORESTAL | Belém |
14559 | MEDICINA VETERINÁRIA | Belém |
22000 | ZOOTECNIA | Belém |
1189920 | AGRONOMIA | Capanema |
1270677 | ENGENHARIA AMBIENTAL E ENERGIAS RENOVÁVEIS | Capanema |
113563 | AGRONOMIA | Capitão Poço |
1270679 | ENGENHARIA FLORESTAL |
Capitão Poço |
113565 | AGRONOMIA | Paragominas |
1168552 | ENGENHARIA FLORESTAL | Paragominas |
1270701 | ZOOTECNIA | Paragominas |
5000899 | AGRONOMIA | Parauapebas |
1270724 | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | Parauapebas |
1160990 | ENGENHARIA FLORESTAL | Parauapebas |
120116 | ZOOTECNIA | Parauapebas |
Conheça também as Diretrizes de Formação Geral.