Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Governança, Risco e Integridade > Repositório e Mapeamento de Processos
Início do conteúdo da página

Repositório de Mapeamento de Processos

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 08h10 | Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 19h32 | Acessos: 592

A Divisão de Controles Institucionais está desenvolvendo junto com as unidades da instituição o mapeamento de processos da Universidade através do Grupo de Trabalho em Gestão de Riscos (GTGR) conforme portaria nº 1226/2023 - Reitoria. Essa iniciativa consiste em construir uma plataforma centralizada para armazenar e gerenciar informações detalhadas sobre os diferentes procedimentos operacionais dentro da instituição acadêmica.

Em atendimento ao Decreto 10.139/2019, que dispõe sobre regularizar os atos normativos da instituição visando atender aos princípios da transparência e publicidade, os procedimentos operacionais foram transformados em instrução normativa.

Desse modo, de acordo com o Decreto 9.203/2017 que dispõe sobre a política de governança na administração pública, o mapeamento de processos tem por objetivo melhorar a produtividade, permitir com que as atividades sejam executadas de forma mais eficiente, eficaz e ágil, entregando aos usuários uma visão completa do fluxo de tarefas e das unidades que participam.

Além disso, as Instruções Normativas visam detalhar e disciplinar a execução dessas tarefas, dando segurança e respaldo ao funcionamento da unidade e seus processos.

A utilização de um repositório de mapeamento de processos traz diversos benefícios, incluindo:

  • Transparência e visibilidade: Todos na organização podem acessar informações sobre os processos, compreender como as atividades são executadas e entender o impacto de seus próprios papéis no contexto geral.
  • Melhoria contínua: Identificação de áreas para otimização, redução de custos, eliminação de redundâncias e implementação de melhores práticas, contribuindo para a melhoria contínua dos processos.
  • Tomada de decisão informada: Informações detalhadas sobre os processos ajudam na tomada de decisões estratégicas e na implementação de mudanças de forma fundamentada e embasada em dados.
  • Padronização e conformidade: Assegura que todos na organização sigam os mesmos procedimentos e padrões, garantindo conformidade com regulamentações e reduzindo erros.

    A DCI informa que os fluxogramas dos processos mapeados serão apresentados gradualmente, conforme o envio de cada unidade.
 
 
 

   

              Pró-Reitorias                                      Institutos                                    Campi                         Órgãos suplementares   

 

 

  

registrado em:
Fim do conteúdo da página