Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > CGRC PATH > Uncategorised > Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P
Início do conteúdo da página

Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P

Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 12h10 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2023, 13h12 | Acessos: 323

a3p 1

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P é um programa governamental que objetiva estimular as instituições públicas para adoção de práticas de sustentabilidade.

O Programa, de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente - MMA, se destina às instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A adesão à Agenda A3P é voluntária e ocorre por meio da assinatura do Termo de Adesão   que tem sua duração de 5 anos. Durante o período de vigência da adesão as ações são acompanhadas pelo MMA.

A  A3P está estruturada em seis eixos temáticos, são eles:

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos;
  • Gestão de resíduos gerados;
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Sensibilização e capacitação dos servidores;
  • Compras públicas sustentáveis; e
  • Construções sustentáveis.

A UFRA aderiu ao Programa A3P no ano de 2019 visando fortalecer a temática socioambiental na instituição. A participação nas ações do programa permite estabelecer medidas de aprimoramento das práticas de sustentabilidade por meio da avaliação dos indicadores adotados pela A3P, assim como estimular a comunidade acadêmica da UFRA para a participação nas premiações de projetos inovadores e sustentáveis promovidas pelo programa.

Merecem destaque os benefícios que a universidade e a sociedade recebem com essa importante adesão, uma vez que as ações executadas por meio do programa alinham-se aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, inspirando novas ações na gestão pública, assim como contribuir para o cumprimento da missão institucional da UFRA.

 

a3p 2

Publicação do Termo de Adesão A3P

Links importantes:

SITE A3P

BOAS PRÁTICAS A3P

RELATÓRIOS UFRA  A3P 2019 - 2022

Fim do conteúdo da página