Trote solidário e sustentável da UFRA

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2022, 13h11 | Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2022, 13h31 | Acessos: 543

O Trote Solidário e Sustentável da UFRA 2022 contempla várias ações socioambientais promovidas pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), por meio da Divisão de Sustentabilidade Institucional (DSI), com o objetivo de conscientizar os alunos ingressantes na universidade sobre a solidariedade com o próximo e da importância de um mundo mais sustentável, harmônico e justo.

As ações acontecerão no dia 16 de agosto de 2022, de 08:30h às 16h no auditório do Pavilhão de Sala de Aulas (prédio próximo ao Ginásio – portão principal), com as seguintes ações:

1. Campanha de Doação de Sangue – Dia D

O objetivo desta ação dentro do trote é contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, além de ajudar na ampliação do cadastro de doadores de medula óssea e incentivar a solidariedade dos calouros, pois cada doação poderá salvar a vida de até quatro pessoas.

A ação será voltada não somente aos calouros, mas a toda comunidade interna (discentes, docentes, técnicos e terceirizados) e externa da UFRA. Os primeiros oitenta doadores receberão um brinde da DSI.

Ação é coordenada pela DSI em parceria com a DSQV e PROEN.

Para participar da campanha, acesse o link abaixo e preencha o formulário de adesão. No dia 16/08 será feita uma triagem pela equipe do HEMOPA que selecionará os candidatos aptos a doarem o sangue. O doador precisa OBRIGATORIAMENTE trazer a Carteira de Identidade (original) ou CNH (digital).

Link do formulário: https://forms.gle/PcJYuUKE5TCLLntd6

#DoeSangue

FINAL banner redes sociais DIA D

1. Arrecadar apostilas, rascunhos, cadernos e livros usados para doação e reciclagem

Objetivo da ação é incentivar os novos alunos da UFRA a separar o papel que utilizaram ao longo de sua preparação para o processo seletivo da Universidade e reciclarem.

Esta ação coloca a universidade como protagonista na mudança cultural (educação), social (trabalho das cooperativas) e ambiental (reciclagem do papel para ser reutilizado), visto que, pelo processo de reciclagem dos papeis, estes deixarão de lotar os lixões e aterros sanitários do munícipio e, de poluir de forma direta o meio ambiente.

Após o evento será feito uma triagem dos papéis coletados, separando os servíveis dos inservíveis. Os livros e apostilas servíveis serão doados a um projeto de uma comunidade carente (a escolher) como incentivo à leitura e ao conhecimento. Os inservíveis serão destinados a uma cooperativa de catadores para fazer a reciclagem, contribuindo com a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

1. Sensibilização sobre as políticas de sustentabilidade na UFRA

Objetivo da ação é conscientizar, divulgar as ações socioambientais institucionais, bem como, as políticas de sustentabilidade da UFRA (como por exemplo o Plano de Logística Sustentável (PLS) – a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) - Semana do Meio Ambiente - Campanhas etc.).

Ação é coordenada pela Divisão de Sustentabilidade Institucional (DSI/PROPLADI).

1. Ação voltada a saúde (orientações) dos Discentes

O objetivo da ação é orientar os calouros quanto aos benefícios ofertados pela universidade por meio da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida, como o tratamento básico de saúde bucal, entre outros.

A ação será coordenada pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) - PROGEP.

“Convidamos todas as pessoas aptas, especialmente os estudantes que estão ingressando agora na UFRA, a fazerem a sua doação no carro de coleta do HEMOPA, com toda a segurança”.

stories trote solidario