Política de Riscos

Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 15h17 | Última atualização em Sexta, 16 de Abril de 2021, 12h46 | Acessos: 1511

A Universidade Federal Rural da Amazônia com intuito de aprimorar a Governança Pública, e com vistas a dar cumprimento a Instrução Normativa conjunta nº 01/ MP/CGU de 10 de maio de 2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal, e continuidade as boas práticas desses conceitos, elaborou sua Política de Gestão de Riscos, homologada pela Resolução CONSUN/UFRA nº 183 de 11 de setembro de 2017. Atualizado pela Resolução n° 241, de 27 de Agosto de 2019 - CONSUN.

A Política de Gestão de Riscos tem por objetivo estabelecer princípios, diretrizes e responsabilidades a serem observadas no processo de gestão de riscos no âmbito da UFRA de forma a possibilitar a identificação, avaliação, tratamento, monitoramento e comunicação de riscos nas unidades de apoio da universidade, incorporando a visão de riscos à tomada de decisão e contribuindo para o aprimoramento da governança institucional.

Além disso, em prol de consolidar o desenvolvimento de uma cultura organizacional direcionada para a mitigação e contingência de riscos organizacionais e apresentar a metodologia de gerenciamento de riscos a ser implementada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), detalhando as etapas que constituem o processo de gestão de riscos organizacionais, conforme apresentado na Política de Gestão de Riscos da UFRA foi elaborado o Plano de Gestão de Riscos, aprovado pela Resolução N° 001, de 10 de dezembro de 2019 - CGRC/UFRA, sendo os resultados da gestão de riscos apresentados através de anexos. Além disso, em prol de facilitar o gerenciamento de riscos nas unidades administrativas/acadêmicas foram elaborados também o Guia Prático e a planilha (modelo).

Política de Gestão de Riscos da UFRA

Plano de Gestão de Riscos da UFRA (e anexos).

Guia Prático de Gestão de Riscos para as Unidades.

Planilha (modelo) para as Unidades.

Regulamentação

Portarias

Material de Apoio

Instrução Normativa Conjunta MP/CGU 2016.

TCU - Referencial Básico de Gestão de Riscos

TCU - 10 Passos para a Gestão de Riscos

Saiba mais >>  Mapeamentos de processosGovernança, Risco e Integridade, Governança (CGU), Gestão de Riscos (TCU)

registrado em: