Indicadores TCU
Indicadores de Desempenho - Decisão TCU n.º 408/2002
Os indicadores de Gestão e Desempenho das Instituições Federais de Ensino Superior contribuem para a apresentação de um diagnóstico sobre o ensino superior na universidade, visam também possibilitar a avaliação do desempenho operacional das instituições pelo Tribunal de Contas da União (TCU), assim com permite fornecer subsídios ao planejamento e ao ajuste das ações envolvidas no aperfeiçoamento contínuo das atividades desenvolvidas na instituição.
Desde 2002, em obediência à legislação, Decisão Nº 408/2002 (plenário) e Acórdãos N° 1043/2006 e N° 2167/2006 (plenário do Tribunal de Contas da União), as Instituições Federais de Ensino Superior incluem no Relatório de Gestão Anual das Unidades Prestadoras de Contas, esse conjunto de indicadores conhecidos como “Indicadores do TCU”.
Para tanto, a UFRA possui painel especificamente projetado para apresentação desses indicadores, com a série histórica a partir de 2010.
Acesse: Painel de Monitoramento de Indicadores do TCU
Indicadores de Governança e Gestão Pública - TCU
O Tribunal de Contas da União vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas, além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais.
Para a UFRA, o levantamento é importante porque aponta diversas oportunidades de melhoria para a governança na administração pública, facilitando a comparação do nível de governança comparativamente com outras instituições e órgãos da Administração Pública Federal. Acesse os Levantamento Governança e Gestão Pública - TCU:
2017
2018
2021
Saiba mais em: Perfil Integrado de Governança Organizacional e Gestão Públicas - TCU
Índice de Fragilidades de Controles - TCU
A partir de 2018, o TCU promoveu auditoria operacional para avaliar se os controles de prevenção e detecção relacionados a fraude e corrupção de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal. Assim foram construídas metodologias de cálculo para avaliar se os controles de prevenção e detecção relacionados a fraude e corrupção de órgãos e instituições do Poder Executivo Federal estão compatíveis com seus poderes econômico e de regulação, consolidando as informações sobre a implementação dos controles: Gestão da Ética e Programa de Integridade; Transparência e Accountability; Governança e Auditoria Interna; Gestão de Riscos e Controles Internos; Designação de Dirigentes. Isso é realizado a partir de um subconjunto de questões do levantamento do Índice Integrado de Governança e Gestão – IGG (acórdão 2699/2018-Plenário), realizado por meio de questionários autoavaliativos nos órgãos.
Acesse: Índice de Fragilidade de Controles - TCU
Redes Sociais